Lar

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar foi fundada a 8 de Dezembro de 1510, tendo como base a caridade e assistência social. É uma associação de fiéis constituídas na ordem jurídica canónica e surge com o objetivo de satisfazer as carências sociais, tendo sempre como ponto de referência o culto católico. Em 1986 adquiriu personalidade civil, sendo reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Tendo em conta a realidade atual, no que se refere ao progressivo envelhecimento demográfico, ao desenvolvimento da ciência que proporciona uma maior longevidade a somar à pouca disponibilidade dos familiares para apoiar os seus seniores, leva a que a Santa Casa da Misericórdia de Tomar crie os serviços seniores, os quais agrupam as diferentes respostas sociais (Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário).

Estes serviços, na área da Terceira Idade, têm como objetivo principal qualificar o tempo de vida dos mais idosos, nos seus aspetos biopsicossocial, familiar e religioso.